sábado, 4 de setembro de 2010

Plantas carnívoras e aranhas competem por comida!



Novo estudo descobriu que aranhas e plantas carnívoras competem entre si por alimentos. As duas espécies costumam se alimentar de insetos, e podem influenciar o comportamento uma da outra, segundo a análise dos biólogos autores do estudo que lecionam na Universidade do Sul da Flórida, Estados Unidos. As informações são doLiveScience.
Competição por alimentos é comum na natureza. Zebras e gazelas, por exemplo, competem por áreas de pastagem na África, em certas regiões, pela qualidade e pelos nutrientes presentes. Porém, estudos anteriormente realizados foram focados em espécies relativamente próximas. O caso de disputa entre plantas e animais é inédito.
Foram coletadas plantas carnívoras e, nelas, foram coladas pequenas barras parecidas com cerdas de escovas de dente cheirando à doce. Os insetos eram atraídos à planta pelo cheiro. Depois, foram plantadas em vasos no laboratório em que foi realizado o experimento. Já plantadas, receberam a companhia de aranhas.
Plantas que dividiram seus alimentos com aranhas produziram menos sementes e flores do que as que comeram os insetos sozinhas. O estudo, então, sugere que aranhas podem afetar a saúde e a reprodução de plantas carnívoras. Porém, não há certeza se as plantas afetam de alguma forma as aranhas. Na vida selvagem, as aranhas montam suas teias próximas às plantas, para aproveitar os insetos atraídos por elas.

Fonte: site terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário