quarta-feira, 20 de julho de 2011

189º aniversário de Gregor Mendel

Hoje meu post vai ser uma homenagem a Gregor  Johann Mendel o pai da genética que nasceu em  20 de Julho de 1822 em  Heizendorf, Na Áustria.
Mendel era filho único de um camponês. Seus pais eram fazendeiros de Moravia, a vida rural lhe ensinou a cuida de plantas e animais e lhe inspirou o interesse pela natureza. Aos 21 anos Mendel deixou a fazenda e entrou para o monastério católico na cidade de Brunn (Brno) na Republica Tcheca. Em 1847 ele foi ordenado padre ,adotando o nome Gregor. Após sua ordenação, Mendel foi designado para deveres pastorais, mais logo ficou claro que ele era mais adequado ao ensino. Em 1849 ele foi designado a uma escola secundaria na cidade de Znaim. Foi lá que tomou o exame de qualificação para a certificação de professores e falhou. Em 1851 ingressou na universidade de Viena para treinar para ser professor de matemática e biologia. Lá que ele desenvolveu suas habilidade como pesquisador que foi utilizado mais tarde em sua vida. Mendel voltou a lecionarem Brunn, em 1854. Dois anos mais tarde, ele tentou mais uma vez o exame de , certificação do estado. Ele ficou muito doente, talvez com o resultado do teste de ansiedade debilitante grave, e ele se retirou. Ele tentou fazer o exame novamente, mais voltou em Brunn, em 1856,onde continuou a ensinar, a tempo parcial. Para o fim de sua vida, em 1868, Mendel foi promovido no mosteiro de Abade, onde faleceu em 06 de janeiro de 1884.
A maior contribuição para a genética atual foi dada pelo monge Gregor Mendel, que realizou experimentos com ervilhas cultivadas em seu jardim, no mosteiro de Brunn, na Áustria (atualmente Brno, na Republica tcheca).

Nenhum comentário:

Postar um comentário